quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Fios de alta tensão: Não deixe que o stress atinja seus cabelos!


Quando as emoções fogem do nosso controle, os nervos não ficam apenas à flor da pele. Eles também "colam" nos cabelos. O aparecimento de caspa e a queda acentuada estão diretamente ligados ao stress, seja ele causado por pressão no trabalho, crise no relacionamento, preocupação com os filhos, doenças graves, etc. Essas situações podem provocar um desequilíbrio no organismo devido ao aumento do hormônio cortisol, que altera o ciclo de vida dos fios e aumenta a produção de sebo. Geralmente aparecem entre um e quatro meses após o episódio estressante e não escolhem sexo nem idade. O diagnóstico é feito depois de descartadas as alterações na tireoide, anemias e outros problemas que afetam os fios. Os tratamentos dermatológicos fazem efeito para a maioria, é preciso, porém, combater a causa. As doenças podem ressurgir se a questão emocional não for resolvida. Alguns casos necessitam de acompanhamento psiquiátrico e psicológico, atividades fisicas, controle da alimentação e terapias alternativas, como acupuntura e ioga que são ótimos coadjuvantes para combater o mal. A seguir, saiba o que o stress pode fazer com o seu cabelo e como combater esse vilão:

Em queda livre
Todo fio de cabelo vai acabar caindo um dia. É que ele tem um ciclo de vida divido em três fases: a do crescimento que dura oito anos; a de transição que dura três semanas; e a telógena (de queda) que dura seis meses. Geralmente, 10% dos cabelos encontram-se na fase de queda. O stress, porém, pode aumentar essa quantidade para 20%, tornando a perda de fios perceptível. Ele lembra que os folículos pilosos, responsáveis pela formação dos pêlos, são a estrutura da pele com o maior número de nervos. Eles estão, portanto, mais suscetíveis aos danos do stress.
Tratamentos: Suplementos vitamínicos bloqueiam a queda e ajudam a formar novos fios. Os aminoácidos também minimizam os estragos causados pelo lado emocional. Loções à base de minoxidil prolongam a fase de crescimento.
Resultados: A estabilização da queda pode começar a dar sinais nos primeiros três meses, mas a média para que os cabelos voltem a crescer é de seis a oito meses.

Falhas e mais falhas
Se nota que os cabelos estão caindo aos tufos, fique alerta. Essa perda drástica dos fios é sinal de alopecia areata, um tipo mais grave de queda. Traumas e tensão excessiva podem dar início à produção de anticorpos que agridem o folículo piloso, fazendo o cabelo cair bastante. Por isso, é caracterizada como uma doença autoimune, em que defesas do próprio corpo atacam o organismo.
Tratamentos: Aplicações locais de corticoides e fototerapia ajudam a diminuir a ação dos anticorpos.
Resultados: Vão depender da resposta de cada organismo, mas cera de 70% dos casos têm a melhora espontânea. O controle da ansiedade e dos stress é fundamental para acelerar o processo.

Oleosidade em excesso
Vermelhidão, coceira e descamação (que provoca a famosa caspa) são algumas das consequências da dermatite seborreica. As causas ainda não foram esclarecidas, mas o stress agrava o problema, já que o cortisol aumenta a produção de sebo. A dermatite também pode atingir sobrancelhas e a área ao redor do nariz.
Tratamentos: Recomendam-se xampus à base de ácido salicílico e piritionato de zinco, indicado para aliviar a coceira. A piroctone olamina, princípio ativo que atua contra fungos, também ajuda no combate.
Resultados: Aparecem um ou dois meses depois do início do tratamento.

26 comentários:

Ingrid src. disse...

genteeeeeeee o stress prejudica ate o cabelo, dessa eu n sabia ;oo
ainda bem que n tenho esses problemas de stress(ainda)haha
adorei o post (:

Simone butterfly disse...

nossa, tá explicado por que tenho caspakkkk, beijokas de boa noite

franciele Araujo ♥ disse...

oiee flor muito obrigado pelo seu carinho *--*.

a ótimas dicas viu!

bjsss.
http://foreverrosapink.blogspot.com

Luciana , 24 anos, leonina, mineira... disse...

oi lindonaaaaaaaaaa! amo teu blog pq ele é meio diferente dos outros.. é mto interessante suas matérias,.. posts! Eu já sofri com stress e queda por isso.. meninas, recomendo muitoo aminoxidil, no shampoo manipulado.. isso pelo menos foi o que meu dermato receitou e shampoo vermelhinho energizante da vichy! ótemo!
super beijooo mandinha linda!

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Menina meus dias estão uma coisa, foi por causa de cabelo que andei sumida, depois passa lá pra ler no meu Blog, acabei de postar, eu tenho muita queda de cabelo, mais nenhuma falha ou algo que me irrite, as vezes acho que vou ficar careca... rsrsrsrs... mais acho que como tenho cabelos muito compridos tenho a impressão que caiam mais... some não menina, apareça as vezes... bjs e cuide-se hein. =D

Cris Martins disse...

ótimas as dicas!!
ei, adorei seu blog...
visita la o meu tb...
vou seguir e estarei sempre por aki
segue la tb!! ;)
http://cadaquacomseupiqua.blogspot.com/
bjao

Patrícia disse...

Olá flor,post de utilidade publica hein!rs Adorei.
Gosto sempre de manter a cabeleira bem limpa para evitar a oleosidade em excesso.Se bem q meu cabelo n eh do tipo oleoso nao..

Mas stress eu tenho rs

bjs!

Simone butterfly disse...

Feliz por sua visita em meu jardim, beijos e ótima quinta-feira!

Estilo Lola! disse...

Gente.... agora ta explicado pq metade dos meus cabelos ficam na escova!!!!!
Gostei do blog e ja estou seguindo para visitar sempre!!!!!
Beijos!!!!

www.estilodalola.blogspot.com

Luciana disse...

oi Amanda

ótimo post

bjs

estilorosa.blogspot.com

Júlia Morelli disse...

stress afeta até o cabelo? Bom saber disso hasuhsausa
Muito boa a matéria
Beijos

criatividadenasunhas.blogspot.com

Gabi Soares disse...

Eu estava sofrendo com queda de cabelo... fui ao médico, e adivinha? Puro stress!
Excelente post!
Beeeijo!

www.blogmundoparalelo.com

Tamires Von Pfeil disse...

essa sim são super dicas para qualquer mulher! meu cabelo é minha obsessão ahahahha faço de tudo por eles :)


beijos
www.factorytami.blogspot.com

Aione Simões disse...

Oi Amanda!
Adoro seus posts, sempre super úteis!
É incrível como nosso organismo responde às nossas emoções né?
Beijos!

Anônimo disse...

Muito interessante seu post ;)
http://www.analuisa-zc.blogspot.com

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Oi Amanda... rsrsrs... menina tá vivo o mariduxo, vai voltar na segunda feira em outro medico, mais está melhorando, bem devagar mais está, pois os efeitos dos outros foram muitos, então agora é calma... Bjs e obrigada por perguntar!! ^.^♥

Priscilla Alves disse...

adorei as dicas.
http://cmcradar.blogspot.com

Diário disse...

Nossa! Ta explicado porque o meu tema em crescer!!! Ja faz mais de um ano que sofro com ele..

Ôh lord!!!

Parabéns pelo post. Adoro o Blog

http://esobremoda.blogspot.com/

Keila disse...

Adorei o post!!

Obrigada pela visita...volte mais vezes!!
To te seguindo!
Bjo

Bruna Cunha disse...

Adorei o post, super dicas!!

Beijos

www.unhasglamour.com.br

Anônimo disse...

Já ouvi que devemos passar a escova mais de 50 vezes por dia, acredita?
Beijos
@sarahreinert
http://vestindocorderosa.blogspot.com

Ana disse...

Valeu pelas dicas!muito legal seu blog, estou te seguindo! visite-me!
http://anavidadeestilista.blogspot.com/

Ana disse...

Valeu pelas dicas!muito legal seu blog, estou te seguindo! visite-me!
http://anavidadeestilista.blogspot.com/

Unknown disse...

Agora sim estou seguindo.rsrs Bjus obrigada pela visita, voltarei mais vezes!

Raquel Soares disse...

Amei o poste e as dicas!
beijocas'
http://closetemfoco.blogspot.com/

Júlia Morelli disse...

Tem um selinho para vc lá no meu blog ^^
Espero que goste

http://criatividadenasunhas.blogspot.com/2011/09/selinho.html

Beijoos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...